blog

Como fazer a vistoria no seu novo apartamento?

imagem post 01 A

É um dia especial!!! É hoje que, na maioria das vezes, você vai entrar no seu apartamento pela primeira vez! Sim, hoje, todas aquelas folhas dos boletos do financiamento irão se materializar em sua frente! O sonho irá estar um passo mais próximo à realidade!

A minha pergunta agora é a seguinte, uma vez passado este primeiro momento do encantamento, você saber o que fazer? O que você tem que se atentar? Quais são os principais defeitos que os novos apartamentos podem apresentar? Em outras palavras: Você sabe fazer a vistoria do seu novo apartamento?

A orientação é que você esteja acompanhado de um profissional da área de arquitetura ou engenharia no dia da vistoria. Este é um procedimento que somente 60% dos proprietários toma, e pode evitar grandes dores de cabeça. Se este profissional já estiver desenvolvendo seu projeto de reforma e interiores a visita também ajudará o profissional a desvendar algumas dúvidas sobre o imóvel que ele possa ter tido. Se não tiver ainda um arquiteto, saiba que muitos oferecem este serviço pelo preço de uma visita técnica, o que muitas vezes cabe confortavelmente no bolso (nós da Tasselli Barros Arquitetura, nestes casos, até devolvemos o valor da visita como desconto no caso da contratação para desenvolvimento do projeto de interiores).

É hora de vistoriar

No dia da vistoria é importante que você leve consigo um kit de itens que o auxiliarão a realizar esta etapa. Alguns itens desta lista podem parecer um pouco esquisitos no início, mas abaixo vamos explicar para que serve cada um deles:

  • Memorial descritivo
  • Planta do imóvel com as medidas
  • Trena (melhor que seja eletrônica)
  • Cabo de vassoura com a borracha na ponta
  • Balde (pode ser pequeno, daqueles que a criançada brinca na praia)
  • Carregador de celular
  • Câmera fotográfica
  • Espelho pequeno
  • Uma lanterna forte
  • Os últimos três itens podem ser substituídos por um celular com bateria e memória!

Em primeiro lugar, é muito importante que você seja pontual neste dia. As construtoras geralmente disponibilizam um funcionário (geralmente um engenheiro de campo) que acompanha a vistoria em um tempo determinado – uma hora geralmente. Em caso de atrasos, este tempo será achatado, e acredite – este prazo muitas vezes é pequeno para realizar todos os testes.

Faça a vistoria de ambiente por ambiente. Nós, usualmente iniciamos pelo ambiente mais longe da porta de entrada – é lá que as construtoras tem menos esmero pela pintura e acabamentos, pois é onde os clientes estão mais cansados. Especialmente pelas áreas molhadas – vamos tratar delas especificamente mais a frente.

Inicie usando a trena para verificar as medidas dos ambientes. Você deve verificar todas as medidas – não se esqueça das alturas. Fique atento à diferença entre área útil e privativa, e ter em mente que a lei permite tamanho até 5% menor que o anunciado. Verifique as medidas na planta.

Em seguida, fotografe o ambiente e verifique se há elementos que não foram mencionados no memorial descritivo. As fotos também vão servir para se lembrar de todos os itens que devem ser descritos no documentos apresentado pelo funcionário no final da vistoria.

Com o carregador de celular, teste todas as tomadas. Veja se estão funcionando. Muitas vezes o apartamento ainda não possui fornecimento de energia. Nestes casos, lembre-se de escrever isto no documento final – afinal não foi possível checar este item. Por isso também é muito importante marcar a vistoria para o período da manhã, quando a luz do dia é mais abundante.

Use a lanterna aproximando o facho nas paredes para investigar se há irregularidades nas paredes ou problemas nas pinturas. Você também pode fazer isto com a lanterna do celular – Por isso a bateria tem que estar bem cheia.

Portas e janelas

Com o espelho (ou a câmera do celular) verifique se as portas foram pintadas na parte superior e inferior. Caso não tenham sido, exija este serviço. É nestes dois pontos que acontece a infiltração de umidade que pode fazer com que as portas empenem e estufem no futuro. Abra e feche as portas. Teste as fechaduras, trincos, chaves, e veja se estão empenadas ou se possuem frestas.

As janelas também devem ser testadas, veja se os trincos funcionam. Verifique a situação das borrachas de vedação e cheque também se há frestas e se a luz está vazando para dentro do ambiente. Por último, verifique se há uma leve caída para fora nos peitoris – isto é importante para evitar que a água entre em caso de chuvas fortes e com vento.

imagem post 01 B

Áreas molhadas

É aqui que a maioria dos problemas se esconde. Em primeiro lugar, saiba que áreas como banheiros, cozinha e varanda recebem forro de gesso. Isto porque acima deste encontram-se o ralo e as tubulações de esgoto do apartamento do andar superior. Verifique se há manchas nestes forros. Caso positivo, muito provavelmente há uma infiltração no esgoto do apartamento do andar de cima. Neste caso, fotografe e exija da construtora o reparo (e não apenas a repintura da mancha). É muito importante apontar este item no documento final de vistoria.

No caso dos acabamentos desta área, cheque no memorial descritivo se estão iguais ao que foi vendido, em primeiro lugar. Após este passo, cheque se há cerâmicas quebradas, e se o assentamento está de acordo. Para checar o assentamento, use um cabo de vassoura e bata levemente nos pisos. Você deve ouvir um som mais agudo. Em caso de um som mais grave, isso indica que há um “oco” entre o contrapiso e a cerâmica; o que pode ocasionar uma quebra ou trinca futuramente na peça. Exija a troca.

Fique atento as louças e metais. As torneiras e os ralos especificados no projeto foram entregues? Você deve abrir todas as torneiras para ver se estão funcionando e se a água escoa corretamente. A água demorou muito para ir embora – o esgoto deve ter problemas! Quando as torneiras estiverem abertas, olhe sob a pia ou a bancada: existe algum gotejamento no sifão ou nos flexíveis dos metais.

E o balde? (Você deve estar perguntando). Nos ambientes com ralo, você deve conferir o caimento do piso, e a melhor maneira de fazer isto é com água! Use um balde para despejar água no chão e observe se ela corre para o ralo. Despeja a água, e vá vistoriar outros cômodos – afinal você só tem uma hora para vistoriar o espaço – depois volte para verificar se a água foi embora ou ficou empoçada.

Não se esqueça de vistoriar também suas vagas na garagem e o depósito ou armário – caso sua unidade possua um.

Tire muitas fotos, e descreva todos os pontos no relatório de vistoria. Marque o dia para verificação dos pontos de atenção.

E você? Já teve alguma historia para contar do dia da sua vistoria de imoveis? Divida conosco nos comentários!!!  Não se esqueça, tenha calma neste processo. Estamos à disposição para auxilia-los com a vistoria e com a realização deste sonho.

Deixe um comentário